Tudo para um bom projeto de area de serviço

A lavanderia é um cômodo considerado meramente funcional. Mas investir em um bom projeto de area de serviço fará toda a diferença na comodidade e beleza da sua casa. 

Como a área acumula as funções de lavar e passar roupas, bem como de armazenamento de objetos e produtos de limpeza, frequentemente esse é um cômodo ignorado nos projetos de decoração. Mas por que não fazer da área um cômodo bonito e agradável?

Com alguns truques simples isso é possível! Para isso, vale a pena decidir com cuidado cada elemento necessário para aquele espaço. 

Listamos, a seguir, algumas dicas, com a finalidade de ajudar você a escolher cada detalhe do projeto de area de serviço. 

Quer saber mais sobre esse assunto e se inspirar com ideias? Então é só continuar a leitura! 

 

Um bom projeto de area de serviço tem foco na organização da casa

Já foi comprovado, inclusive cientificamente, que uma casa organizada faz bem à saúde. Ao mesmo tempo,  saber como organizar a casa é um dos dramas da vida moderna. Com a pressa e a correria do dia a dia, a tendência ao empilhamento de objetos é grande. 

Com essa procrastinação na arrumação, a tendência é o acúmulo de roupas, brinquedos e objetos variados em cima dos móveis e espalhados pela casa. A lavanderia, por exemplo, é alvo do recebimento dessa bagunça.

Para evitar essa situação de falta de organização da casa, focar em possibilidades que ajudem na organização da área de serviço é fundamental. 

Primeiramente, defina exatamente quais atividades serão realizadas nesse espaço, bem como o melhor ambiente para secar roupas e guardar. Isso vai evitar que o local vire depósito de caixas e objetos ao longo da semana. 

 

Não abra mão da comodidade

Por ser uma área de realização de tarefas específicas, ter conforto é fundamental. Além de tornar a realização das tarefas menos estressante, contar com comodidade colabora para evitar acidentes e lesões. 

Por isso, busque analisar a melhor posição dos elementos, da altura do tanque de lavar roupa ao tipo de piso. Além disso, deixe um bom espaço para o trânsito de pessoas, especialmente se a área for pequena. 

Compartilhar o espaço com a cozinha ou o banheiro, por exemplo, pode ser uma ótima ideia. Tudo vai depender do projeto de area de serviço e dos objetivos que deseja alcançar com ele. 

A importância da escolha dos móveis 

Escolher o móvel certo não precisa ser nenhum desafio. Especialmente ao escolher móveis modulados. Eles otimizam o espaço, são mais resistentes e, claro, também ganham no quesito beleza. 

Projetos de móveis planejados são ótimas escolhas para ambientes igualmente multifuncionais. Assim, para o projeto de area de serviço, opte por armários que também são cabideiros e tenham ganchos e gavetas. Esse tipo de mobiliário facilitará na hora de acomodar roupas e guardar produtos. 

Escolha ganchos para seu projeto de area de serviço

Já os ganchos serão úteis para pendurar sacolas plásticas, luvas e diversos itens. Outra ideia é contar com os organizadores. Eles podem ser usados para as mais diversas finalidades, desde guardar produtos de limpeza a separar roupas limpas e sujas.

Se optar por passar roupas no ambiente, considere incluir uma tábua de passar no móvel. Ela poderá ser retrátil, o que vai economizar espaço. Por isso, considere cada tarefa e defina o espaço utilizado. Escolha as melhores opções para cada centímetro, a fim de garantir um bom projeto para area de serviço.

 

Aproveite cada espaço disponível, inclusive o vertical

Na área de serviço, as paredes e até o teto são aliados da organização. Além dos móveis mencionados anteriormente, você pode lançar mão dos varais de teto ou sanfonados para parede. Eles são muito adequados para apartamentos e em projeto de area de serviço menores. 

Acomodar aparelhos e eletrodomésticos diretamente nas paredes é uma opção. Mas vale tomar cuidado com as instalações elétricas e hidráulicas na parede, bem como às funcionalidades desses aparelhos. 

Listamos algumas ideias para um projeto de ambientes planejados que alia conforto, organização e beleza. Mas para você, o que não pode faltar em um bom projeto de area de serviço? 

Fique por dentro das novidades sobre home dècor e organização da casa, em nosso blog, Facebook e Instagram!