Como organizar a casa: dicas práticas

Com o sucesso de programas ensinando a organizar ambientes e a vida como um todo, as dicas de como organizar a casa não faltam! São diversos experts na arte de desentulhar, entregar o que não serve mais para doação e viver no minimalismo.

Mas será que no dia a dia, especialmente na rotina de quem tem crianças pequenas, é tão fácil quanto parece? Afinal, é preciso manter os excessos de roupas, brinquedos e objetos de valor emocional em seus devidos lugares.

Pode parecer complicado viver em um ambiente limpo e organizado, mas para a arrumação ser fácil é prática é preciso arrumar todos os dias. Pareceu contraditório? Na verdade, não é! E você vai entender mais sobre como organizar a casa sem dificuldades no decorrer dessa leitura!

Primeira dica de como organizar a casa com sucesso

Evite procrastinar

Todo mundo sabe que a organização da casa dá trabalho, especialmente por ser uma tarefa ingrata e que não rende. No exato instante em que a arrumação é finalizada, já existe algo para fazer. Por isso, o serviço parece não ter fim.

Então, como organizar a casa sem o estresse da tarefa? Antes de tudo, é preciso tomar uma atitude e começar. Isso já é um passo para evitar deixar sempre para depois, o que é a tendência de quem vive na correia.

E é essa procrastinação que atrapalha o dia a dia, já que a lista de afazeres vai aumentando e virando uma bola de neve.

Procure fazer algumas atividades todos os dias e estabeleça um cronograma para outras. Por exemplo: lave e guarde a louça, arrume a cama e guarde o que estiver fora do lugar diariamente. Atividades como varrer toda a casa, arrumar os armários e limpar a geladeira podem ser realizadas duas vezes por semana.

Assim, você vai gerenciar melhor os afazeres e distribuir melhor o tempo para cada tarefa.

Trabalhe por partes, uma tarefa por vez

O próprio guru da arrumação atual explica que é mais fácil reunir os objetos de uma mesma categoria e, então, decidir os que ficam e os que vão. Marie Kondo, a especialista em organização pessoal japonesa, defende que você mantenha apenas o que for útil.

Não tenha medo de jogar fora as revistas velhas, as caixas de sapato sem uso, bem como os objetos quebrados e rasgados.

Portanto, mergulhe fundo na sua consciência antes de decidir manter ou se livrar de um objeto. Como organizar a casa geralmente tem várias etapas, se começar pelos livros, foque apenas neles. Em seguida, separe os que você deseja manter. Aqueles que já foram lidos ou você sabe que não serão, separe para doação.

Apenas quando finalizar os livros, passe para as roupas e assim por diante. Ao contrário do que possa parecer, focar em uma tarefa por vez vai otimizar o tempo. Isso porque você não vai ficar encontrando os mesmos objetos pela casa enquanto vai de um cômodo para o outro. Você vai tirando os afazeres (e objetos inúteis) do caminho!

Mantenha tudo no lugar e oriente as pessoas que moram com você

Se você divide a casa com outras pessoas, como amigos ou membros da família, vale a pena definir as responsabilidades em como organizar a casa. Essa é a melhor forma de não sobrecarregar ninguém.

Além disso, busque reduzir a bagunça sempre que perceber a possibilidade de acúmulo de objetos, papéis e itens fora do lugar.

Para que você tenha uma ideia de quantas atitudes podem ser tomadas no dia a dia para evitar o acúmulo, confira a lista a seguir:

  • Procure guardar bolsas, sapatos, casacos e acessórios, sempre que chegar em casa;
  • Após as brincadeiras, oriente as crianças a guardar os brinquedos. Se forem muito pequenas, incentive-as guardando com elas. Mostre a elas desde a infância como organizar a casa é importante!
  • Se fizer refeições fora da cozinha ou mesa de jantar, leve copos, pratos e talheres imediatamente para a pia, a fim de não acumular utensílios fora do lugar e evitar o surgimento de insetos nos restos de comida ou farelos;
  • Evite o acúmulo de papéis, como contas e outras correspondências. Procure ter uma pasta para comprovantes de contas pagas e jogue folhetos promocionais, envelopes e folders no lixo;
  • Revistas antigas e livros: confira com cuidado o que pode ser necessário ou não. Se preciso, faça recortes e guarde o que interessar;
  • Redobre a atenção com o acúmulo nos quartos: como o acesso das visitas ao cômodo é restrito, frequentemente, é lá que ocorre o depósito de objetos e acúmulo de bagunça.

Aproveite as paredes com o armazenamento vertical

As paredes são ótimas aliadas da arrumação. Prateleiras, armários e móveis modulados são itens perfeitos para organizar. As divisórias e portas são perfeitas para a customização de acordo com o perfil de cada família.

Seja na sala, cozinha, quartos ou escritórios, analise o perfil de objetos (se tem mais livros, roupas ou brinquedos, por exemplo). Assim, será possível aproveitar melhor os espaços vazios e disposição dos móveis planejados e prateleiras. Elas facilitam a organização e o acesso aos objetos! É muito mais praticidade na maneira como organizar a casa.

Com essas medidas simples, vai ser fácil organizar a casa no dia a dia, concorda? E se você quiser mais dicas sobre qualidade de vida e praticidade no lar, siga nosso Facebook, Instagram e acompanhe nosso blog semanalmente.