Quarto infantil planejado: o que você precisa saber

Planejar o quarto das crianças é super divertido! Escolher cuidadosamente cada detalhe, da paleta de cores aos personagens que vão ilustrar as paredes fará toda a diferença no resultado final. Mas um quarto infantil planejado vai além disso. Ele precisa ser um espaço bonito, mas também funcional e seguro.

E é aí que os móveis planejados surgem como ótimas escolhas para garantir mais tranquilidade aos pais e conforto aos pequenos. Esse mobiliário torna-se peça-chave para quem busca criar um espaço que ajude no desenvolvimento da criança e inspire a criatividade. Mesmo assim, é importante que ele não perca as características de um quarto infantil. 

Então, se você busca ideias inspiradoras para caprichar na decoração do cantinho dos pequenos, aproveite! Listamos dicas para você incluir especialmente em sua casa. Vem ver!

 

Os móveis do quarto infantil planejado

A seleção dos móveis e do estilo do quarto vai depender da idade das crianças que habitarão o espaço. Quartos de bebês são completamente diferentes de quartos de crianças entre 3 e 6 anos. 

Pequenos entre 7 e 10 anos também já precisam de outro estilo de ambiente. Especialmente se houver a necessidade de um home office no quarto, ou seja, um espaço reservado para os estudos. 

Assim, é preciso conhecer as dimensões do quarto infantil planejado. Com essas informações será possível determinar a quantidade de móveis e acessórios para compor a decoração. Os planejados são práticos e versáteis porque podem ser adaptáveis durante o crescimento da criança. É possível também criar um ambiente que acompanhe a evolução dos pequenos. Um exemplo disso é o berço que vira cama. Ao retirar a grade lateral do berço, ele vira uma pequena cama, ideal para crianças a partir dos 3 anos de idade. 

Além desse detalhe, é importante focar no quesito organização. O quarto infantil planejado precisa contar com beleza e funcionalidade ao mesmo tempo. 

Nichos, portas, prateleiras e gaveteiros são muito adequados para expor objetos e conferir mais personalidade. Além disso, eles guardam roupas e itens pessoais, o que ajuda a organizar o ambiente.

Quarto infantil planejado de menina

Delicadeza, cuidado e criatividade. Para montar o quarto infantil planejado para meninas, é preciso contar com essas características antes mesmo de delinear o projeto. E, claro, é preciso conhecer muito bem a dona (ou as donas) do pedaço!

Enquanto algumas delas são apaixonadas por um universo mais romântico, regado a muito rosa e branco, outras já admiram histórias de aventura, com heroínas poderosas. Essa decisão vai ditar a paleta de cores ideal para os projetos de quarto infantil planejado de menina. 

Camas com dossel, gaveteiros e nichos, para organizar bonecas e materiais de escola são muito adequados para quartos de meninas. Cuide também dos detalhes: tapetes, quadros, abajur e enfeites vão arrematar a decoração!

 

Quarto infantil planejado de menino

Para os meninos, vale a pena investir nos super-heróis favoritos deles. Assim como nos projetos de quartos planejados para jovens geeks, a primeira dica para quartos de meninos é: conheça o personagem preferido dele. 

Com essa informação em mente, será muito mais fácil obter a melhor decoração. Se a criança ainda for muito pequena, vale a pena investir nas cores preferidas. Você poderá adaptar para um tema mais definido ao longo do tempo. 

 

Como decorar um quarto para mais crianças

E quando as crianças forem dividir o quarto? A resposta é: depende. Se duas ou mais meninas ou dois ou mais meninos dividirem o mesmo espaço, as dicas acima permanecem. Basta chegar a um consenso em relação às cores e aos temas. 

Mas se o mesmo quarto abrigar meninos e meninas a discussão pode ser mais séria! A dica é: invista em uma bicama e móveis sob medida. Dependendo do espaço, essa é a melhor escolha, a fim de otimizar o trânsito pelo ambiente. A bicama é um móvel versátil e muito resistente, para garantir mais segurança e conforto aos pequenos. 

Outra dica é traçar uma espécie de “linha imaginária”. Os ambientes estarão integrados, mas vão garantir a individualidade de cada pequeno. Dessa forma, a paleta de cores poderá abranger as preferências de todas as crianças que habitarem o ambiente, de maneira confortável e criativa.

E então, o que achou de nossas dicas para caprichar na decoração do quarto infantil planejado? Aproveitamos para convidar você a ficar sempre por dentro das novidades sobre home dècor e organização da casa. Basta acessar nosso blog, Facebook e Instagram!