Como montar e decorar um home office no quarto

Cerca de 55% dos trabalhadores no Brasil trabalham em regime remoto ao menos uma vez por semana. E a tendência revela que uma parcela significativa dos trabalhadores precisam de um espaço home office no quarto ou em algum outro cantinho da casa.

Mas se engana quem pensa que basta uma mesa, uma cadeira e um laptop para que esteja tudo pronto. É preciso investir em um espaço de qualidade, que priorize o foco, incentive a criatividade e aumente a produtividade.

Isso não significa, necessariamente, ter um espaço amplo. Quem mora em ambiente reduzido e precisa ou deseja investir em um home office no quarto, não precisa se apavorar!

É completamente possível separar um espaço, mesmo que seja pequeno, para desempenhar suas atividades profissionais. Uma das principais opções é separar um cantinho do quarto para que você possa trabalhar em casa.

Confira, a seguir, dicas para montar seu home office no quarto com conforto, produtividade e muita praticidade!

home office no quarto

O principal benefício de fazer o home office no quarto

O primeiro passo para montar o home office no quarto é o planejamento. Para trabalhar com qualidade, é preciso conforto, foco e poucas distrações.

Assim, separe o melhor local para isso. Dê preferência a um ambiente calmo, especialmente se você não mora sozinho. Como o trânsito de pessoas pode atrapalhar a concentração, montar o home office no quarto é uma boa ideia para ter mais privacidade. Além disso, as outras pessoas da casa podem ser orientadas a não perturbar, enquanto você estiver trabalhando em um ambiente separado.

Confira, a seguir, como se planejar para criar sua estação de trabalho em casa!

Lembre-se que foco é fundamental

Concentração é importante para o desempenho de qualquer função. E para quem opta pelo home office no quarto, ela é ainda mais necessária. Por isso, incremente o ambiente, de forma a obter muito mais do que um mero cantinho da leitura.

Diminua a possibilidade de se distrair: opte por janelas vedadas, a fim de minimizar o barulho. Se possível, invista em cortinas ou persianas, para evitar que o movimento externo atrapalhe a realização de suas tarefas.

A televisão é outro fator importante. Opte por deixar o aparelho longe de sua estação de trabalho, caso o televisor te distraia demais. Preste atenção à disposição de cada elemento ao redor e altere de acordo com suas necessidades.

Não abra mão do conforto e da ergonomia

Outro ponto de atenção é o conforto. Não apenas porque ele ajuda a te manter focado, mas principalmente para evitar dores e lesões.

É comum que, no home office no quarto, as pessoas acabem não prestando atenção na posição da coluna, braços, mãos e pés. Em empresas, esse inconveniente é mais raro, já que as mesas e cadeiras costumam ser mais específicas e ergonômicas..

Lesões e dores são muito frequentes em profissionais que passam muito tempo sentados ou digitando. Por isso, se possível, adquira mesas e cadeiras confortáveis e que funcionem para seu peso e altura.

home office no quarto

Organização

Mais do que um desdobramento do tópico sobre o foco, a organização é importante para agilizar seu dia. Se as dicas de como organizar a casa são importantes, manter a estação de trabalho com tudo no lugar é ainda mais urgente.

Por isso, invista em um mobiliário que atenda às suas necessidades. Aproveite toda a praticidade das prateleiras, nichos, gavetas e armários. Se necessário, contrate uma empresa especializada para criar móveis sob medida para o seu home office no quarto.

Essa é uma excelente opção para quem vai montar uma estação de trabalho no quarto e não quer descaracterizar o ambiente. Com os móveis planejados será possível criar um ambiente versátil, que tanto servirá para relaxamento, quanto para suas atividades profissionais.

Além disso, em espaços pequenos, os planejados otimizam os espaços, o que torna até os quartos reduzidos em ambientes mais funcionais e inteligentes.

Iluminação

A iluminação tem o poder de influenciar o humor, a disposição e a criatividade. Assim, se o seu quarto tiver janelas que facilitem a entrada de luz natural é ainda melhor! Mas se a incidência de luz do sol for reduzida, não tem problema. Invista em luminárias ou pontos de luz no teto.

É importante salientar que a iluminação fria, com luz branca, é melhor que a luz amarelada, já que esta costuma remeter à relaxamento e aconchego. Lembre-se também de direcionar o foco de luz para a bancada e bem na frente de quem senta, para não fazer sombra.

home office no quarto

Decoração

Oferecer um toque de personalidade ao ambiente vai te manter inspirado e motivado. E as cores também poderão influenciar nessa produtividade.

Em termos gerais, verde e azul ajudam na concentração e trazem tranquilidade, enquanto tons de laranja e amarelo, estimulam as ideias. Invista nessas cores apenas em detalhes de objetos ou nas cores de móveis planejados.

E você? Já pensou em montar um home office no quarto? Se quiser saber mais informações sobre vida organizada e inspirações para seu home decor, é só acompanhar o site e as redes sociais da Newlar Móveis!