Cozinha planejada simples: foco nos detalhes

Até pouco tempo, ter uma cozinha planejada em casa era sonho distante, já que os projetos tinham custo muito elevado. Hoje, existem possibilidades de cozinha planejada simples e projetos para a casa toda que atendem diversos gostos e bolsos. 

Assim, com tantas opções e possibilidades de combinações disponíveis, você precisa definir algumas características que vão além do tamanho do espaço e cores dos armários. 

Se você está decorando a sua casa ou pensando em começar, sabe bem como a atenção aos detalhes faz toda a diferença. Por isso, ao pensar no seu projeto de cozinha planejada simples, procure responder a algumas perguntas antes de fechar negócio. 

Inegavelmente, é o foco nos detalhes que vai deixar o projeto com a sua cara e preparado para ser o mais funcional possível para a sua família. 

Quer saber mais sobre como definir os detalhes da sua cozinha planejada simples? Então vem acompanhar nossas dicas e inspirações no decorrer dessa leitura! 

 

Como definir os detalhes da cozinha planejada simples

Ao longo dos anos e com a quantidade de pessoas vivendo nas grandes cidades, o tamanho das casas e dos apartamentos foi reduzindo. Com isso, foi preciso adaptar os cômodos e ter criatividade nos projetos residenciais, a fim de não perder o conforto e a funcionalidade nos lares. 

Por isso, um projeto de decoração de cozinha pequena ainda é a melhor maneira de garantir o melhor aproveitamento do espaço e o conforto na hora de cozinhar e fazer as refeições. 

A seguir, você confere algumas questões que merecem atenção na hora de pensar em sua cozinha planejada simples! 

Características da cozinha

Antes de tudo, é preciso conhecer o espaço disponível e o estilo da cozinha. O projeto de cozinha planejada americana não será o mesmo para cozinhas com ilhas, por exemplo. 

Por isso, considere o espaço total, o trânsito de pessoas e o espaço aéreo, para a inclusão de armários, prateleiras e ganchos. 

Como estamos falando de cozinha planejada simples, nosso foco será nos ambientes para apartamentos pequenos. Dessa forma, vamos oferecer dicas para cozinha planejada simples pequenas e americanas. 

Cozinha planejada simples pequena e americana

Enquanto a cozinha pequena tradicional precisa ser pensada para evitar a sensação de clausura, a cozinha americana permite mais interação. Afinal, quem cozinha e quem está na sala ou sentado ao balcão podem colocar o papo em dia. 

Por ser integrada à sala, a cozinha americana permite o contato entre os convidados e o chef mesmo durante o preparo das refeições, o que garante um ambiente mais agradável e interativo. 

Para esses tipos de projetos de móveis planejados, é fundamental definir o tipo e estilo do balcão e das cadeiras. A iluminação do ambiente também precisa ser pensada: esse é um detalhe que garante mais conforto para quem cozinha e para quem faz as refeições no local. 

Já na cozinha tradicional, para compensar a ausência de espaço, é preciso garantir o bem-estar de quem prepara as refeições. Além da iluminação, é preciso pensar na circulação de ar. As janelas resolvem as duas questões de maneira rápida e prática. Mas se não for o caso, é preciso criar a melhor iluminação artificial e circulação de ar. O uso de pendentes e exaustores é uma ótima alternativa para o projeto de cozinhas pequenas sem janelas.

Outra ideia para cozinhas menores é abrir mão de portas de abrir e optar por aquelas que deslizam e gavetas. Isso vai otimizar o espaço e facilitar a circulação de pessoas, sem comprometer a organização dos utensílios. 

 

O visual da cozinha planejada pequena

A decoração é tão importante quanto a funcionalidade, afinal, qualquer erro pode representar a sensação de espaço ainda menor. Se você ama cores escuras na decoração ou muita madeira, é melhor pensar duas vezes. 

Use os tons fortes ou a madeira para os detalhes. As cozinhas planejadas simples com visual mais clean oferecem sensação de frescor e amplitude, ideais para garantir o bem-estar de quem frequenta o ambiente. Optar por detalhes em aço ou tons de cinza também garante elegância e tom moderno ao espaço. 

E você, o que achou das nossas dicas de decoração para casa para caprichar na sua cozinha planejada simples? Aproveitamos para te convidar a nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo para ter uma casa sempre linda, organizada e muito funcional!