Truques para decoração de cozinha pequena

Sabemos bem como a decoração de cozinha pequena é bastante desafiadora. Se por um lado espaços reduzidos podem ser aconchegantes, por outro, criatividade é fundamental para manter tudo no lugar.

Por ser um dos cômodos mais frequentados da casa, é preciso que a decoração crie alternativas para a organização ao ambiente. A cozinha precisa ser funcional sem deixar de ser confortável, segura e agradável.

Para isso, o segredo é utilizar elementos que ofereçam muitas possibilidades e otimizem os espaços.

No texto de hoje, vamos te oferecer algumas ideias interessantes para caprichar na decoração de cozinhas reduzidas com conforto e criatividade! Confira!

O que considerar antes de pensar na decoração de cozinha pequena

Características do espaço

Antes de mais nada, verifique as dimensões da sua cozinha bem como o desenho dela. Observe se ela é quadrada, retangular, em “L” ou comprida como um corredor.

Essa informação vai influenciar na decisão da escolha dos móveis, especialmente se optar por aqueles sob medida.

Perfil e número de pessoas que moram na casa

Antes de imaginar a decoração de cozinha pequena, é preciso conhecer algumas características sobre os moradores da casa. Uma família grande, de quatro pessoas ou mais, precisa de uma cozinha mais complexa e equipada que alguém que mora sozinho.

Além disso, se houver crianças na casa, é adequado que a cozinha conte com algumas proteções extras, a fim de evitar acidentes. No decorrer dessa leitura, você vai conferir algumas dicas sobre esse caso específico.

Quem cozinha sempre ou é apaixonado pelo universo gourmet também vai precisar de alguns itens a mais no cômodo. Por isso, é necessário traçar o perfil familiar, antes de pensar na decoração de cozinha pequena!

Casa alugada ou própria

Se a casa for própria, é mais fácil customizar a cozinha de acordo com as necessidades. Mas isso não significa que quem mora de aluguel também não consiga fazer algumas adaptações.

É possível caprichar na decoração de cozinha pequena mesmo se a casa não for sua. Uma dica para quem mora de aluguel é tentar fazer um acordo com o proprietário. Melhorias podem valorizar o imóvel, o que é uma grande vantagem para seu dono.

Por outro lado, essas melhorias, quando realizadas pelo locador, podem retornar em forma de descontos no valor do aluguel. Especialmente no caso da inclusão de móveis sob medida. Vale a pena conversar sobre o assunto!

4 ideias para uma cozinha pequena funcional, confortável e bonita

Existem várias dicas para a decoração de cozinha pequena. Listamos 4 das mais importantes para você considerar na hora de selecionar os elementos decorativos. Confira a seguir!

1. Móveis planejados são aliados da organização da cozinha

Não só para manter a cozinha organizada, os móveis sob medida são muito adequados para a organização da casa toda.

O mobiliário feito sob medida facilita a vida de quem tem muitos objetos em casa, já que aumentam a capacidade de armazenagem dos cômodos.

Na cozinha, além de arrumar os diversos utensílios, como panelas, louças e talheres, eles também organizam a despensa. Muito mais duráveis, os móveis planejados para cozinha são preparados com materiais que resistem à umidade, gordura e manuseio excessivo.

2. Se na sua casa tem crianças, considere alguns cuidados

Quem tem filhos pequenos sabe como a cozinha representa uma preocupação. É preciso customizar o espaço para evitar acidentes com os pequenos. Dessa forma, o desafio é aliar funcionalidade, beleza e segurança à decoração de cozinha pequena.

Além de buscar colocar vidros e objetos cortantes sempre no alto, vale a pena optar por cantos e quinas mais arredondadas em todo o mobiliário.

Investir em pisos antiderrapantes ou emborrachados, bem como nas gavetas sem puxadores também diminui as chances de acidentes.

3. Use a criatividade para ter utensílios sempre à mão

O principal desafio para quem vai começar a decoração de cozinha pequena é hierarquizar os elementos. Sejam utensílios ou alimentos, é preciso lançar mão de truques para evitar a bagunça.

Vale a pena deixar ingredientes, louças, canecas e talheres mais usados sempre à mão. Para isso, aproveite a utilidade de ganchos, prateleiras e bandejas para acomodar itens.

Enquanto isso, deixe o que for menos usado no dia a dia, como panelas elétricas ou pipoqueiras, na parte alta de armários.

Decoração de cozinha pequena

4. Paredes, porta dos armários e embaixo da pia: espaços extras

Como mencionamos, investir em prateleiras é uma ótima ideia para quem quer deixar a decoração de cozinha pequena mais prática.

Mas o que não explicamos antes é que você pode aproveitar os espaços sob essas prateleiras. Investir em ganchos para copos dá um resultado moderno e aconchegante.

Além disso, a porta dos armários pode acomodar tampas de potes e de panelas. Já a parte embaixo da pia pode receber ganchos para organizar panelas ou se tornar uma espécie de cristaleira. Pense em cada cantinho de maneira prática e funcional!

E você, o que acha dessas dicas para a decoração de cozinha pequena?

Te convidamos para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo para ter uma cozinha e uma casa sempre organizada, confortável e prática.