Cozinha planejada para apartamento pequeno

De todos os cômodos que um apartamento pequeno pode ter, a cozinha é o mais complicado. Muitos moradores têm a impressão de que o espaço é insuficiente, ou que é difícil se movimentar e até mesmo encontrar os utensílios. Por isso, vale a pena ter ideias de cozinha planejada para apartamento pequeno

Otimizar esses ambientes reduzidos pode ser mais simples e criativo do que parece. Vale a pena tirar um tempo para criar um projeto interessante e que vai embelezar a casa e facilitar o dia a dia. 

Assim, pensando em tornar a vida em seu apartamento pequeno mais simples e agradável, listamos algumas dicas. Elas são especialmente voltadas para uma cozinha planejada para apartamento pequeno. 

Quer descobrir e se inspirar? Então vem continuar a leitura desse post! 

Opte sempre por portas de correr 

A primeira dica para incrementar a sua cozinha é abrir mão das portas que abrem para dentro ou para fora. Afinal, elas precisam de espaço para funcionar bem e isso pode levar à perda de alguns preciosos centímetros. 

Assim, tanto em armários quanto na própria composição do ambiente, opte por portas de correr. Elas não consomem seu espaço e ainda oferecem mais charme e modernidade ao decor. Outras aliadas são as gavetas. Elas são responsáveis pela organização de utensílios e objetos sem consumirem tanto espaço. 

 

Aproveite para instalar um balcão de café da manhã

Nem toda cozinha terá espaço para uma mesa grande, não é? E nesses casos, os balcões são excelentes ideias! Eles são elegantes na medida, versáteis e multiuso. Afinal, eles podem servir tanto para o café da manhã quanto como um bar, para receber os amigos informalmente. 

O balcão também pode servir como forma de dispor os alimentos para um jantar ou até ajudar a acomodar os itens em um churrasco. Para finalizar, aposte em cadeiras leves e práticas, que possam ser movidas de um lado para o outro com facilidade. 

 

Cuidado com as proporções e o posicionamento dos elementos

Conhecer o ambiente é a melhor forma de imaginar como criar a composição ideal. Nem sempre o espaço será um quadrado perfeito, ele pode ser em formato retangular, em “U” ou em “L”. Assim, o projeto vai variar de acordo com as características do espaço. 

Será preciso delimitar a área de trânsito, a medida dos móveis e a melhor combinação de gabinetes, prateleiras e armários aéreos.

Outro elemento que merece destaque é a pia. Pense sempre no melhor posicionamento dela e aproveite os espaços ao lado ou abaixo, que podem ser otimizados. 

Não abra mão da praticidade

Móveis leves e fáceis de arrastar; instalação de eletrodomésticos, como o microondas, em uma altura agradável e ambientes integrados. Essas três ideias já são inspiradoras para quem busca mais praticidade para a cozinha planejada para apartamento pequeno. 

Mas outras ideias, como iluminação dentro nos próprios armários e fornos embutidos ajudam a deixar a composição ainda mais confortável. Invista na decoração de cozinha pequena e aproveite as tendências do design. Além disso, as facilidades tecnológicas garantem uma cozinha bonita, moderna e muito funcional! 

Aproveite os benefícios dos móveis planejados

Cada projeto de móveis planejados para apartamento pequeno é único. Dessa forma, você poderá escolher aquele que mais combina com seu espaço e estilo de vida. Você poderá customizar as cores de móveis planejados, o número de gavetas e muito mais! Tudo para deixar a cozinha planejada para apartamento pequeno do jeitinho que sempre quis. 

Assim, aproveite a possibilidade de inclusão dos móveis sob medida para aproveitar cada cantinho, incluir quantas gavetas preferir e tornar sua cozinha mais funcional e agradável!

 

Cada espaço é um aliado a favor da organização

Não tenha medo de usar cada espaço a favor de seus projetos. Da porta dos armários (que podem receber ganchos e pendurar utensílios) às paredes. Prateleiras, ganchos, espaços aéreos… tudo pode colaborar para a cozinha planejada para apartamento pequeno. 

Não tenha medo de aproveitar as quinas para customizar seus móveis e prateleiras. Além disso, como já mencionamos, o espaço abaixo da pia também pode servir para abrigar panelas maiores e outros elementos. Use o que puder em nome da organização e praticidade!

Com certeza, você teve algumas ideias interessantes que podem ser adotadas em uma cozinha planejada para apartamento pequeno, não é? E se você quiser mais dicas para uma casa sempre organizada, acompanhe nosso site e redes sociais