Escritorios pequenos e funcionais

É grande o número de empreendedores que estão abrindo suas empresas e de trabalhadores que atuam remotamente. Com isso, os escritorios pequenos e funcionais estão ganhando terreno em casas e empreendimentos comerciais. 

Mas isso não significa que eles precisam ser básicos ou improvisados. É possível criar um ambiente profissional com muita personalidade e estilo. E o melhor de tudo: organizado e sem abrir mão da funcionalidade e do bem-estar. 

Existem diversas vantagens em ter um espaço corporativo bonito. Dentre elas, estão: equipe motivada, referências sempre à mão e mais estímulo à criatividade e produtividade. 

Hoje listamos algumas dicas para você montar seu escritório, com muita inspiração e com a sua cara. Vem ver!

 

O que os escritorios pequenos e funcionais precisam ter?

Seja um pequeno home office no quarto, seja em um espaço corporativo, é importante contar com algumas características para o bem-estar profissional. Lembre-se que você (e, talvez, uma equipe) passará boa parte do seu dia alocados nesse ambiente. Por isso, é importante que ele seja agradável, arejado, iluminado. 

Mas além dessas dicas, algumas outras funcionam muito bem. E é sobre isso que falaremos a seguir. Vem descobrir o que não falta em escritorios pequenos e funcionais!

Sensação de amplitude

Ele pode ser pequeno, mas isso não significa mal iluminado, apertado e sufocante. Alguns truques simples oferecem sensação de espaço maior e mais confortável. O principal deles é aproveitar a tríade iluminação natural, cores claras e circulação de ar. 

Se o escritório tiver uma janela com sol da manhã, melhor ainda. Se essa possibilidade não existir, não tem problema. Invista em boas lâmpadas, luminárias e até sancas para melhorar a iluminação. 

Já as cores claras oferecem mais sobriedade ao ambiente, além de cansarem menos os olhos. Escolha tons pastéis, branco, bege… se desejar imprimir cor ao espaço, escolha de maneira estratégica, em apenas uma das paredes ou nos detalhes. 

Quanto à circulação de ar, procure incluir plantas, ventiladores e, se necessário, ar condicionado ao ambiente. Essas simples estratégias melhoram a percepção de quem frequentar o escritório e aumentam as chances de ter um resultado final acolhedor. 

 

Conforto e ergonomia

Não dá para abrir mão do conforto no trabalho. E ele está intimamente relacionado à ergonomia, que é otimização das condições de trabalho. Além da disposição dos elementos, cuidados com a organização e com a produtividade, o conforto é o que vai garantir que a equipe consiga produzir mais e melhor. 

Por isso, invista em móveis de qualidade, cadeiras confortáveis e mesas que atendam às necessidades do time. 

Além disso, escolher filtros para os computadores e apoios para mãos e pés pode colaborar para aumentar o bem-estar e o conforto de todos. 

Organização

Um ambiente organizado é mais funcional e fácil de trabalhar. É melhor para encontrar materiais, para transitar e até mesmo ajuda a organizar as ideias. Não abra mão da organização!
E uma das maneiras mais simples de contar decorar escritórios pequenos e funcionais é caprichar na escolha dos projetos de móveis planejados

Além de otimizarem os espaços, tanto os planejados quanto os móveis sob medida são excelentes aliados para garantir a melhor disposição de elementos. Nichos, prateleiras, gavetas, armários e muito mais podem ser customizados de acordo com a preferência e necessidade dos clientes. 

Outras excelentes escolhas são as caixas organizadoras, os escaninhos e porta-objetos. Defina as prioridades e onde serão guardados os elementos e garanta um ambiente sempre em ordem e inspirador!  

 

Detalhes para estimular a criatividade

Para finalizar as dicas para os escritórios pequenos e funcionais, nada melhor do que ressaltar a importância de uma boa decoração. Afinal, os detalhes também são capazes de oferecer mais conforto, inspiração e melhorar a sensação de bem-estar e saúde mental. 

Aproveite para escolher elementos de acordo com o seu nicho. Enfeites, quadros, porta-retratos… tudo o que puder ser aproveitado para ter um ambiente leve será bem-vindo! 

Mas, atenção: isso não significa poluição visual ou um espaço pesado. Tenha sempre bom senso na escolha, quantidades e tamanhos dos elementos. É importante que o ambiente seja leve, não que desconcentre sua equipe ou até mesmo possíveis parceiros. 

O que você achou de nossas dicas? Para mais dicas e inspirações, te convidamos a nos seguir nas redes sociais! Fique por dentro de tudo para ter escritórios pequenos e funcionais mais práticos, confortáveis e inspiradores.