Como organizar uma sala em 30 minutos

Nunca se falou tanto em organização pessoal quanto nos últimos tempos. E não é para menos. Estudos comprovam como uma casa bem arrumada impacta a vida das pessoas e faz muito bem ao corpo e à mente. Isso porque diversos hormônios associados ao bem-estar são liberados enquanto deixamos tudo em ordem. E receber dicas de como organizar uma sala nunca é demais, concorda?

Além disso, arrumar a sala de estar é sempre um desafio. Afinal, não há como negar que o cômodo é o coração da casa! A sala é um ambiente de entretenimento, relaxamento, mas também é onde são recebidos os amigos. E é isso que configura o espaço como uma espécie de cartão de visitas.

E esse acúmulo de funções acaba por deixar as pessoas em dúvidas sobre a melhor maneira de hierarquizar os elementos. Então, como arrumar a casa, selecionar os móveis e deixar objetos em ordem, sem perder a personalidade ao ambiente?

Para te auxiliar na resposta, elaboramos uma lista de como organizar uma sala em 30 minutos. Tenha em mente este rápido checklist e nunca mais use a célebre frase “só não repara a bagunça!”. Vem ver!

Leia também: Como organizar a casa: dicas práticas

como organizar uma sala

Como organizar a sala com a praticidade dos móveis

Quem pensa que ambientes pequenos são mais difíceis de arrumar pode estar enganado. Ainda que esses espaços sejam reduzidos, é possível ser criativo e usar essas dimensões a seu favor na hora de como arrumar a casa.

E as melhores ideias para isso é aproveitar a versatilidade dos móveis personalizados. Feitos sob medida, eles otimizam os espaços disponíveis e ainda embelezam o ambiente. Prateleiras, gavetas, nichos e armários, feitos de maneira planejada, são excelentes para manter tudo no lugar sem ocupar muito espaço.

Além disso, é possível lançar mão de baús, cestas e mesas retráteis, que vão ajudar na organização de forma prática e sem complicação. Já os pufes com espaço para armazenamento são perfeitos para para guardar roupas de cama, fotografias e outros itens.

Por outro lado, em salas maiores, é possível incluir mais móveis, aparadores e até separar o espaço próximo à porta como hall. Por outro lado, por haver mais objetos e mais espaço, tarefas como organizar uma sala grande podem ser mais demoradas.

E para auxiliar donos em como organizar uma sala seja salas grandes ou pequenas, elaboramos um checklist para arrumar o ambiente sem gastar mais do que meia hora.

Dicas para arrumar praticidade

Não precisa procrastinar na hora de como organizar uma sala! Principalmente se você evita fazer suas refeições no sofá, o que tornaria a limpeza mais trabalhosa.

Então, confira quatro passos para ser mais objetivo em como organizar uma sala e gastar apenas meia hora para isso!

1. Retire os excessos de elementos

Já ouviu a expressão “keep it simple”? Em inglês, ela significa “simplifique”. Se você se pergunta como organizar uma sala da maneira mais fácil, é simples: livre-se dos excessos!

Assim, avalie a quantidade de elementos pelas estantes e prateleiras. Nos sofás e poltronas, o mesmo: deixe as mantas e almofadas de que mais gosta. Ao utilizar apenas os elementos preferidos, você deixa o ambiente mais conciso e, consequentemente, mais fácil de arrumar.

Será necessário, apenas, dobrar as mantas, organizar as almofadas, livros ou enfeites nas estantes e prateleiras e os fios pelo chão.

como organizar uma sala estante

2. Mantenha livros e fios arrumados

A casa pode estar toda arrumada, mas se houver livros e fios desarrumados, a sensação é de desorganização. Assim, além da arrumação do sofá e dos enfeites na estante, busque organizar os fios da tevê, do computador e, se houver, de aparelhos como video-games e home theater. Use guarda-fios ou canos específicos para isso.

Por outro lado, os livros podem ser armazenados todos em um só lugar. Procure deixá-los arrumados em prateleiras ou estantes específicas.

Se não houver, deixe os principais à mostra (em prateleiras, aparadores ou nichos) e guarde os outros no quarto ou em baús. Sem dúvidas, isso vai minimizar as bagunças futuras.

 

 

3. Limpe prateleiras, sofá e rack/estante

Após a arrumação dos objetos, vale começar a etapa de limpeza. Comece tirando o pó dos móveis e elementos decorativos. Esse é um passo importante de como organizar uma sala, afinal, será preciso retirar os elementos, limpá-los e reorganizar tudo.

Lance mão de um pano úmido, espanador ou aspirador de pó. Especialmente o aspirador, que vai ajudar muito na agilidade do processo. Por último, varra o chão e passe um pano úmido ou cera (a escolha dependerá do tipo de material).  

4. Invista em bons produtos de limpeza

Desinfetante, lustra móveis, cera… Certamente os produtos de limpeza são aliados tanto na arrumação de banheiros e cozinhas, quanto em como organizar uma sala.

Por fim, passe lustra móveis não apenas nas estantes e prateleiras, mas também nas mesas, cadeiras e objetos. O resultado será um ambiente mais limpo e com o tão amado “cheirinho de limpeza”.

E você, qual o seu melhor truque de como organizar uma sala?

Fique por dentro das novidades sobre home dècor e organização da casa, em nosso blog, facebook e instagram!