A falta de tempo é um dos principais vilões de nossos dias. O cuidado com os filhos, a pressão no trabalho e o pouco tempo para atividades é rotina para a maioria das pessoas. O excesso de obrigações faz com que o corpo se esgote e tarefas do dia a dia, como a organização da casa, acabam ficando para depois.
Com toda a certeza, essa atitude pode desencadear e muito o acúmulo de bagunça em casa. Há quem diga que um lar desorganizado é o reflexo da rotina, o que pode revelar profundas raízes na cultura familiar.
Ou seja, para que a falta de organização da casa não seja um fardo em seu dia a dia, é sobretudo, importante estar atenta a alguns sinais e dicas.
Listamos hoje os 6 problemas gerados pela bagunça e como minimizar seus efeitos. Entenda melhor como organizar a casa no decorrer da leitura!
Os efeitos da organização da casa
Aparentemente, a falta de arrumação em casa é inofensiva, fruto da falta de tempo e cansaço. Mas logo a bagunça aumenta e os efeitos acabam aparecendo, gerando dificuldades no dia a dia. Confira alguns dos principais problemas a seguir:
1. Dificuldade para encontrar objetos, roupas e documentos
Este é dado como um dos piores aspectos acarretados pela falta de organização da casa. Por não estarem em lugares fixos, é comum que objetos fiquem perdidos no meio da bagunça.
Agora, pare para pensar no tempo que você economizaria procurando roupas, sapatos, documentos e chaves, se a casa estivesse organizada.
Além do tempo, sobraria também muito mais motivação, tranquilidade e produtividade, como você verá nos tópicos a seguir.
2. Queda na produtividade
Esse é um desdobramento no tópico anterior. Só de saber que, ao acordar, você vai se deparar com uma pia cheia de louça é desanimador, concorda?
Tem gente que até perde a vontade de tomar café da manhã, por exemplo. Assim, a bagunça vai interferindo negativamente nos hábitos e na rotina. Um ambiente arrumado é fundamental para melhorar a clareza das ideias e manutenção do equilíbrio dos moradores.
Os efeitos da desorganização em casa, por outro lado, geram desânimo e, como consequência, queda no rendimento. Dessa forma, quanto mais caótica é a organização do lar, menor será a produtividade.
3. Gasto desnecessário de tempo
Quem pensa que manter a organização da casa em dia é uma perda de tempo, está enganado. É possível, justamente, administrar melhor os horários quando os objetos estão em ordem e a casa está limpa.
Você poderá reduzir o tempo procurando objetos e poderá se dedicar a tarefas mais produtivas e importantes.
4. Uma casa bagunçada gera efeitos emocionais devastadores
Pessoas que vivem em um ambiente caótico sentem mais cansaço mental e estresse. Isso porque a frustração ao não encontrar objetos ou a dificuldade em executar tarefas simples desgastam e afetam o humor.
De maneira simplificada, a desorganização em casa interfere diretamente em outros aspectos da vida. É claro que tudo vai depender do nível de caos no ambiente, mas, frequentemente, ele poderá refletir na atitude.
5. Redução do espaço com coisas desnecessárias
Já reparou que quando alguém decide organizar a casa, a primeira coisa que faz é se livrar de um monte de objetos e tranqueiras que só atrapalhavam? O “declutter” é exatamente isso. De forma mais simples, a palavra inglesa significa “se desfazer de tudo que traz a desordem para dentro de casa”.
Uma das principais formas de começar a organização é praticar o minimalismo. Evite acumular objetos em excesso ou que não servem mais. Eles são responsáveis por boa parte da falta de organização da casa.
6. Quanto mais bagunça no presente, mais bagunça no futuro
A bagunça é um daqueles problemas que, assim como dívidas desordenadas ou problemas de encanamento, se não forem solucionados, se tornam uma bola de neve.
Se você não der um basta e tomar uma atitude, a tendência é que a louça acumule, assim como as roupas para passar, os brinquedos espalhados e os objetos sem uso.
Para te inspirar a arrumar a bagunça e, principalmente, não deixar as tarefas se acumularem, confira nossas dicas a seguir!
O que fazer para melhorar a organização da casa
Existem formas simples de combater a desorganização e ter um verdadeiro lar. Seja para dar um jeito na bagunça já instaurada ou para prolongar a arrumação, confira as dicas a seguir!
Realize pequenas tarefas diariamente
A melhor forma de evitar o acúmulo é fazer as tarefas aos poucos. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, resolva enquanto ainda estiver fácil! Separe um tempo todo dia para lavar e guardar a louça, tirar o pó, arrumar a cama ou esvaziar lixeiras.
Em pouco tempo, você vai perceber que essa arrumação será um hábito natural e rotineiro, sem traumas.
Invista em maneiras inteligentes e intuitivas de organizar sua casa
Uma excelente opção de manter a casa sempre organizada é investir em móveis modulados em sua casa. Eles são práticos e, por serem feitos sob medida, se adequam às necessidades dos moradores da casa.
Os móveis personalizados são ideais para a utilização mais inteligente dos espaços e impactam na organização da casa. Afinal, quando se há um local apropriado para guardar cada coisa em seu lugar, certamente tudo fica muito mais fácil!
Comece a jogar fora ou doar o que não serve mais para você
Desapegue! O medo de precisar daquele item um dia é o responsável por fazer você acumular mais. O acúmulo, por sua vez, é uma armadilha para a bagunça.
Como já dissemos lá em cima, vale a pena praticar o minimalismo, o “declutter”. Esvazie armários e gavetas, prateleiras e estantes. E procure doar o que não serve, deixando sua casa mais livre, leve e limpa!
O que você achou das nossas dicas para caprichar na organização da casa? Viu como pode ser fácil viver com mais espaço e sem dramas na arrumação?! Para mais dicas sobre qualidade de vida e praticidade no seu lar, acompanhe nosso site e redes sociais!