Vai planejar a cozinha, mas o apartamento é pequeno? Confira dicas para não errar.

Você finalmente conseguiu se mudar para o apartamento dos seus sonhos: ótima localização, estacionamento coberto, vizinhança ideal. Mas, além do apartamento ser pequeno, a cozinha também é minúscula. O que fazer?

Faz pelo menos alguns anos que você economiza, batalha e sonha com o seu apartamento próprio: deixar o aluguel, a casa dos pais ou a república que divide com os amigos para trás é um grande e importante passo na vida de cada pessoa.

Pode ser que você irá morar com o amor da sua vida, ou sozinho, com amigos ou familiares: o que importa mesmo é que o apartamento deve ser o seu cantinho e ter a sua cara.

Para quem está acostumado a morar em casa, onde normalmente as cozinhas são grandes e a mesa é o centro da casa onde as pessoas se reúnem para desfrutar de uma refeição, lidar com uma cozinha pequena pode se tornar um desafio.

Logo no começo, pode ser difícil de se adaptar, afinal, é tudo muito novo e diferente. Com o tempo, deixar tudo com a sua cara, do jeito que você gosta, fica muito mais fácil.

No entanto, você não é a primeira – nem será a última – pessoa que irá se mudar para um apartamento com uma cozinha pequena. Antes de você, inúmeras pessoas já passaram por essa situação e vem delas as dicas que daremos a seguir, confira:

Aproveite todo o espaço

É fundamental aproveitar todos os cantinhos para fazer uma cozinha planejada para apartamento pequeno. Investir em móveis ideais e duradouros evita dores de cabeça no futuro, afinal, em apartamentos e condomínios, obras o tempo todo atrapalham a rotina dos moradores e vizinhos. Por isso:

  • Invista em armários do chão ao teto: eles aproveitam todo o espaço e garantem a funcionalidade que você precisa para guardar os eletrodomésticos maiores como fritadeiras, batedeiras, liquidificadores e panelas de pressão. Pode ser que você precise de um banquinho para alcançar as últimas prateleiras, mas vale a pena.
  • Armários debaixo da pia: eles aproveitam o espaço para que você guarde aquilo que usa com mais frequência. Você pode utilizar gavetas bem grandes nesse espaço, elas são multifuncionais e muito elegantes.
  • Espelhos na parede: esse truque é antigo e muito utilizado para fazer espaços pequenos parecerem maiores. Lembre-se de deixar o espelho na parede oposta de onde está a pia, afinal, a água pode danificar o espelho.
  • Bancada que serve como mesa: a bancada, quando planejada, pode ter mais de uma utilidade e ser equipada com banquetas e um tampo do material da sua preferência para que seja utilizada da melhor maneira possível pelos moradores.

Mantenha livre o espaço para cozinhar

Em outras palavras, menos é mais: não encha o espaço com objetos que não são práticos. A cozinha planejada de apartamento precisa ter um “espaço de manobra”, por assim dizer, para que você consiga se virar com uma panela quente, por exemplo.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados para uma cozinha planejada de apartamento são superiores em relação aos móveis convencionais, afinal, eles são feitos sob medida e levam em consideração cada cantinho e característica da cozinha e preferências dos moradores.

O formato e tamanho do cômodo, o número de moradores, o gosto de cada um e a eficiência do espaço são levados em consideração ao planejar uma cozinha para apartamento pequeno.

Os móveis planejados deixam o espaço harmônico e funcional, além de conferirem um ar de sofisticação e bom gosto. Duradouros, permanecem úteis e bonitos por muito mais tempo com a manutenção e limpeza correta, afinal são de qualidade superior.
Você planeja uma vez, e eles duram para sempre.

Aposte em eletrodomésticos embutidos

Eles já são os queridinhos na área da decoração de cozinhas planejadas para apartamentos pequenos. Os eletrodomésticos embutidos otimizam o espaço sem perder a funcionalidade em relação aos eletrodomésticos convencionais.

É preciso, no entanto, ficar atento aos formatos e medidas dos modelos preferidos para que você faça a escolha certa. Definir onde ficará cada eletrodoméstico também é muito importante para deixar tudo harmônico e, principalmente, funcional.

Integre os espaços

Sua cozinha está integrada com a sala de jantar e a sala de estar? Normalmente, apartamentos pequenos unem os espaços e apresentam uma integração entre os cômodos para que a circulação seja fluida.
Por isso, o projeto de uma cozinha planejada para apartamento pequeno deve levar em consideração também os outros espaços da casa que estarão em contato para não causar um choque visual muito grande.

Cores que se complementam, espaços que conversam entre si e móveis feitos sob medida com o objetivo de não atrapalhar a movimentação, mas aproveitar o espaço ao máximo de forma eficaz e sofisticada, é o que faz um projeto eficiente.
Consulte um especialista

Cada caso é um caso e cada apartamento e seus moradores são únicos e merecem atenção especializada para criar algo bonito, moderno e eficiente.

Um bom profissional é indispensável para a etapa de planejamento do projeto, e pensando nessa necessidade, oferecemos aos clientes os melhores consultores de projetos do mercado.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento, podemos tirar os seus sonhos do papel.