fbpx

Tendências de móveis planejados para 2022

Escolha o melhor

O mercado moveleiro é algo que muda constantemente: é possível encontrar uma infinidade de diferentes tonalidades, materiais, modelos e funções para os móveis planejados que atendem a diferentes gostos.

Acompanhar as tendências dos mercados nacionais e internacionais e as novidades traz a inspiração necessária para criar e proporcionar sempre o melhor e mais moderno para o cliente, além de buscar soluções inéditas e exclusivas.

Neste post separamos algumas tendências para 2022 que vão fazer a diferença no mercado de móveis planejados como um todo, confira:

Conforto em evidência

O conforto dentro de casa passou a ser uma prioridade ainda maior nos últimos anos em consequência da pandemia e do aumento do home office. Por isso, as tendências do mercado moveleiro neste ano são móveis e espaços que fornecem o aconchego.

Tanto no quarto, no home office, na sala de estar ou em áreas externas, o conforto se faz presente e é muito bem-vindo, principalmente depois da compreensão de que os nossos lares são nossos abrigos mais valiosos e seguros e merecem atenção especial.

Por isso, estofados macios e resistentes para a área interna e externa, poltronas e sofás retráteis, pufes para descansar os pés, cadeiras confortáveis, almofadas, tapetes, cortinas e travesseiros macios farão toda a diferença.

Minimalismo acolhedor

O minimalismo é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos. Trata-se de uma proposta de compreender que o menos é mais. Nos móveis e na decoração, aplicar o conceito de um móvel com várias utilizações.

Móveis que sejam fáceis de usar e combinar, ou que possam ser usados em várias situações, como móveis retráteis, que atendem a outros usos e ainda podem compor em ambientes distintos.

A madeira e o metal são muito utilizados neste conceito e os ambientes clean promovem o sossego, o relaxamento e uma melhor compreensão do espaço e de como utilizá-lo.

Essa foi outra tendência que cresceu bastante por causa da pandemia, mas que já era bastante conhecida.

As pessoas estão em busca de conforto e ambientes mais acolhedores e menos frios para viver e receber os amigos e familiares, trabalharem em paz ou para relaxarem depois de um dia longo e desafiador.

Simplicidade

Tanto nos móveis, quanto na decoração e nas cores utilizadas: quanto mais simples, melhor, mas, sempre com um toque de aconchego. Os materiais preferidos são mais macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade.

Nada de extravagância nem excentricidade, a funcionalidade é mais valiosa do que a aparência.

A paleta de cores é neutra, com tons creme, cinza e marrom. Os tons pastel ainda permanecem, pois criam uma sensação de tranquilidade e acolhimento.

A natureza segue presente tanto na área externa quanto na interna com paredes com painéis de madeira, móveis e outros objetos de madeira e folhagens na decoração.

Móveis com mais de uma utilidade

Compor ambientes que sejam práticos e modernos é uma das tendências que mais cresce mundialmente. E o motivo é simples: cada vez mais os apartamentos e casas estão ficando menores.

É claro que ainda existem casas grandes e espaçosas, mas o aproveitamento de espaço em apartamentos, casas e comércios menores é muito importante para a melhoria da rotina do dia a dia.

Os móveis multifuncionais agregam mais de uma utilidade. É o caso das camas baús, onde é possível guardar malas, cobertores, roupas de cama e uma infinidade de objetos debaixo do colchão, sem perder o espaço ou a funcionalidade da cama.

Mesas de jogos que se transformam em mesas de jantar e vice-versa, prateleiras que viram mesinhas, espelhos que na verdade são sapateiras, mesas de centro com compartilhamentos internos, armários que vão até o teto.

Esses móveis são extremamente práticos para quem tem ambientes pequenos e precisa otimizar o espaço e também para quem tem espaços grandes, mas quer investir no estilo minimalista conforme as tendências do mercado.

Bancos e sofás com baús também são muito utilizados pois otimizam os espaços e garantem o conforto. Tábuas de passar roupas embutidas em armários são uma ótima opção para quem tem pouco espaço disponível.

Mesas dobráveis ou que se expandem podem ser utilizadas na cozinha, na sala de jantar, nos quartos, escritórios ou sala de estudo. Ocupam pouco espaço e podem ser desdobradas conforme a necessidade de cada um.

Quando houver visitas para o jantar, por exemplo, a mesa pode ficar mais longa e os visitantes mais confortáveis.

Pode-se aproveitar as laterais de escadas como armário para sapatos. Já no quarto das crianças, uma escrivaninha pode ficar embutida na estante de livros ou, até mesmo, dentro do armário.

Na cozinha, a utilização de gavetas, prateleiras, suportes e ganchos são os melhores amigos do aproveitamento de espaço. O ideal é guardar aquilo que você não usa com muita frequência na parte superior do armário, deixando o que usa ao alcance das mãos.

A ideia de aproveitar o espaço do chão ao teto pode ser aplicada de diversas formas em vários cômodos da casa.

Aproveitamento máximo do espaço disponível

Com os projetos de móveis planejados, aproveitar qualquer cantinho não apenas é uma vantagem como é também uma alternativa para quem precisa ou eventualmente precisará de mais espaço disponível.

Os móveis sob medida também valorizam o imóvel e duram por muito tempo, promovendo economia de tempo e de dinheiro nos anos seguintes ao seu desenvolvimento e instalação.

Nos banheiros, gabinetes embutidos são a solução e mantém o papel higiênico, toalhas e outros objetos secos e protegidos da umidade daquele espaço.

Abuse das cores com consciência

As cores são companheiras fundamentais da decoração e não podem ficar de fora quando se fala de tendências. É importante, sempre, refletir se a cor do momento é uma cor que você realmente gosta, ou se você só está tentando seguir a moda.

As cores nos móveis são muito utilizadas, em alguns detalhes ou na peça inteira, combinando com o resto da decoração ou não.

É importante que você decida se vai optar pela cor em apenas um balcão, talvez em algumas portas do armário ou no móvel todo. Seja qual for a sua opção, é indicado que você faça testes e confira as cores nos móveis prontos para ter uma ideia geral.

Algumas dicas principais sobre as cores são:

  • Cores quentes ou escuras
    Fazem o ambiente parecer menor, mais quente e aconchegante. Dentre as cores quentes estão o vermelho, amarelo e laranja, bem como suas variações. São indicadas para salas e cozinhas, áreas externas e gourmets, espaços movimentados.É preciso usá-las com cuidado, afinal, cansam a vista quando são empregadas em excesso. Mas, um toque de cor sempre vai bem. Por exemplo, uma cozinha toda neutra com detalhes em amarelo é elegante e atual.
  • Cores frias ou claras e neutras
    Essas são as mais comuns e combinam com qualquer projeto. Especialmente utilizadas em quartos, escritórios e salas de estar, trazem tranquilidade e clareza além de fazerem o espaço parecer mais amplo.Roxo, azul e verde são cores frias muito em alta em projetos sob medida. Bem mais amenas que as cores quentes, as cores frias combinam com ambientes mais sóbrios e delicados.

Se a decoração do ambiente for toda minimalista, aposte em tons terrosos de azul e verde, para contrastar e, ao mesmo tempo, manter a sobriedade do espaço. O resultado é leveza e modernidade, já que o toque de cor não vai poluir o ambiente.

Lugar para relaxar

Seja no quarto, na sala de estar ou numa varanda: a ordem de 2022 é investir no conforto e no bem estar de quem está em casa, sem ignorar a beleza e a elegância.

Estar tranquilo em casa e conseguir ter o descanso que precisa para renovar as energias e alcançar os objetivos é o que desejamos em 2022 e nos anos seguintes.

Precisa de um projeto moderno, inovador e que atenda a todas as suas necessidades? Entre em contato com a gente e solicite um orçamento.

Solicite seu orçamento.