Tudo o que você precisa saber
A cozinha americana é um modelo de cozinha que se espalhou rapidamente pelo Brasil pela praticidade e inovação: a maior diferença dela para projetos de cozinhas tradicionais é a possibilidade de integração com outros cômodos, como a sala de jantar ou estar.
Projetar na casa uma cozinha americana antes de começar a obra é muito mais viável do que quebrar paredes depois da casa pronta, mas ela pode ser providenciada.
Este cômodo tão importante merece um projeto especial de móveis planejados para que seja, além de convidativo e charmoso, prático, eficiente e duradouro. A Newlar pode ajudar nessa etapa, vem com a gente:
Aproveite todo o espaço disponível com consciência
Quando se fala de aproveitar todo o espaço disponível, logo se pensa em lotar o espaço de armários e prateleiras. A palavra chave aqui é a consciência: é preciso que haja harmonia e um espaço de manobra disponível.
Investir em móveis ideais e duradouros evita dores de cabeça no futuro, afinal, em apartamentos e condomínios, obras o tempo todo atrapalham a rotina dos moradores e vizinhos. Por isso:
- Invista em armários do chão ao teto: eles aproveitam todo o espaço e garantem a funcionalidade que você precisa para guardar os eletrodomésticos maiores como fritadeiras, batedeiras, liquidificadores e panelas de pressão.
Pode ser que você precise de um banquinho para alcançar as últimas prateleiras, mas vale a pena deixar o que você usa com menos frequência lá em cima.
- Armários debaixo da pia: eles aproveitam o espaço para que você guarde aquilo que usa com mais frequência. Você pode utilizar gavetas bem grandes nesse espaço, elas são multifuncionais e muito elegantes.
- Espelhos na parede: esse truque é antigo e muito utilizado para fazer espaços pequenos parecerem maiores. Lembre-se de deixar o espelho na parede oposta de onde está a pia, afinal, a água pode danificar o espelho.
- Bancada que serve como mesa: a bancada, quando planejada, pode ter mais de uma utilidade e ser equipada com banquetas e um tampo do material da sua preferência para que seja utilizada da melhor maneira possível pelos moradores.
Busque manter um espaço livre
Em outras palavras, menos é mais: não encha o espaço com objetos que não são práticos. A cozinha americana planejada precisa ter um “espaço de manobra”, por assim dizer, para que você consiga se virar com uma panela quente, por exemplo.
É preciso pensar na convivência dos moradores, que podem cozinhar juntos, por exemplo, ou realizar atividades domésticas no mesmo ambiente. Também é importante que haja circulação de ar.
Invista em móveis planejados
Os móveis planejados para uma cozinha americana são superiores em relação aos móveis convencionais, afinal, eles são feitos sob medida e levam em consideração cada cantinho e característica da cozinha e as preferências dos moradores.
O formato e tamanho do cômodo, o número de moradores, o gosto de cada um e a eficiência do espaço são levados em consideração ao planejar uma cozinha americana.
Os móveis planejados deixam o espaço harmônico e funcional, além de conferirem um ar de sofisticação e bom gosto. Duradouros, permanecem úteis e bonitos por muito mais tempo com a manutenção e limpeza correta, afinal são de qualidade superior.
Você planeja uma vez, e eles duram para sempre.
Aposte em eletrodomésticos embutidos
Eles já são os queridinhos na área da decoração de cozinhas americanas. Os eletrodomésticos embutidos otimizam o espaço sem perder a funcionalidade em relação aos eletrodomésticos convencionais.
Eles podem ficar “camuflados”, cobertos por móveis feitos especialmente para essa função. Transmitem um ar mais sofisticado e moderno.
É preciso, no entanto, ficar atento aos formatos e medidas dos modelos preferidos para que você faça a escolha certa. Definir onde ficará cada eletrodoméstico também é muito importante para deixar tudo harmônico e, principalmente, funcional e prático para limpar.
Planeje a integração dos espaços
Sua cozinha americana está integrada com a sala de jantar e a sala de estar? Normalmente, unir os espaços apresenta uma integração entre os cômodos para que a circulação seja fluida.
Por isso, o projeto de uma cozinha americana deve levar em consideração também os outros espaços da casa que estarão em contato para não causar um choque visual muito grande.
Cores que se complementam, espaços que conversam entre si e móveis feitos sob medida com o objetivo de não atrapalhar a movimentação, mas aproveitar o espaço ao máximo de forma eficaz e sofisticada, é o que faz um projeto eficiente.
Consulte um especialista
Cada caso é um caso e cada moradia e seus moradores são únicos e merecem atenção especializada para criar algo bonito, moderno e eficiente.
Um bom profissional é indispensável para a etapa de planejamento do projeto, e pensando nessa necessidade, oferecemos aos clientes os melhores consultores de projetos do mercado.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento, podemos tirar os seus sonhos do papel.