Moveis estilo provençal: um toque clássico

Localizada no sudeste da França e banhada pelo Mar Mediterrâneo, a região da Provença é famosa pela sua beleza. Além dos vinhedos, Alpes e lindos campos de lavanda, há outra característica marcante: os moveis estilo provençal.

Esses móveis são facilmente reconhecidos, seja pelas cores claras seja pelo design específico.

Se você é apaixonado pelo estilo, vem se inspirar com nossas dicas! Já adiantamos que é possível investir em uma decoração incrível e atual com inspiração da Provença. É que os moveis estilo provençal oferecem um ar retrô e bem leve ao ambiente.

A seguir, você confere dicas para se inspirar e adotar o estilo para sua casa e até escritório. Vem ver como isso é possível!

 

Móveis estilo provençal

 

Origem dos moveis estilo provençal

A sofisticação da França dos séculos XVI e XVII é referência até hoje nas artes e na decoração. Isso graças ao “Rocaille”, também conhecido como rococó. Tal estilo era o preferido da realeza francesa e suas formas exageradas compunham boa parte do mobiliário e arquitetura.

Assim, a decoração dos palácios de Luís XV era focada na ostentação, com aplicação de ouro e incrustação de conchas nos detalhes. Por isso, o povo do sul da França tentava reproduzir em suas casas as características dessa decoração da realeza.

Nascia, então, os moveis estilo provençal, que também foi alçado ao status de elegância com o passar dos anos. A sinuosidade das formas, a delicadeza das cores e os detalhes em cada entalhe são apreciados até hoje no home decor.

Como adotar o estilo provençal na decoração?

O principal desafio para os apaixonados pela decoração provençal e manter o equilíbrio com o restante da decoração. Por isso, tenha cuidado nas texturas e padrões, escolha as melhores cores de móveis planejados e capriche na escolha dos móveis.

 

Escolha dos móveis estilo provençal para sala e quartos

Para a sala, sofá, madeira e fibras naturais são as principais matérias-primas. Além disso, o estofamento de linho oferece o arremate perfeito para a decoração. Já para as estantes ou racks, vale escolher a madeira crua, com recortes sinuosos e linhas curvas. Invista em belos vasos de flores em tons claros para compor o ambiente.

Nos quartos, a cor branca (ou “candy colors”) com detalhes em dourado é ideal para servir de referência ao estilo. Além disso, essa opção oferece conforto visual ao ambiente de descanso. A cama pode ter belos entalhes na cabeceira e ainda contar com um dossel, bem fiel ao estilo provençal.

Outra ideia que não pode ser deixada de lado quando o assunto é decoração provençal são os tapetes.

Os tapetes oferecem mais conforto no toque e mais aconchego, já que deixam a casa mais aquecida. Além disso, eles são verdadeiros aliados para conferir unidade na decoração, por meio de cores e temas.

 

Escolha dos móveis estilo provençal para cozinha e banheiros

Já na cozinha, vale a pena garantir armários e cristaleiras como móveis estilo provençal. Eles permitem uma bela viagem no tempo!

Além desses móveis, complemente o estilo com louças em porcelana rendada e tecidos com motivos florais.

E se você achou que o banheiro não poderia contar com móveis estilo provençal, se enganou! Seja nos detalhes, seja em móveis maiores, o estilo pode deixar o espaço mais inspirador e cheio de beleza.

Escolha molduras em tons claros para os espelhos, com entalhes diferenciados. O gabinete da cor branca e detalhes (como puxadores) na cor dourada já oferece um estilo provençal ao lavabo. Arremate com vasinhos de plantas e kits em tons claros e românticos.

Como é difícil encontrar móveis estilo provençal em lojas convencionais, opte pelos móveis personalizados feitos para você.  Assim, além de você deixar a casa como sempre quis, ainda aproveita cada espaço de maneira personalizada.  Além disso, os móveis sob medida são muito mais duráveis, resistentes e cheios vantagens.

Agora que você conhece mais sobre moveis estilo provençal, que tal avaliar a possibilidade de adotá-lo para a sua decoração?

Separe os ambientes para os móveis e pense na disposição dos elementos e acessórios. Esse é o primeiro passo para que sua decoração tenha equilíbrio e harmonia. E para continuar por dentro do universo do home decor, acompanhe quem entende do assunto! Siga a Newlar Móveis nas redes sociais e não perca nossas dicas e inspirações sobre o mundo da decoração!