fbpx

Como fazer um projeto de móveis planejados para um quarto infantil?

Saiba mais

Quem é pai, mãe e responsável sabe o quanto é importante que a criança tenha uma boa noite de sono para descansar, crescer e se desenvolver com saúde.

Quando se sabe da notícia de que o herdeiro ou herdeira está a caminho, é comum que as famílias se preparem para recepcioná-lo com amor e carinho, e um dos cuidados mais observados é com o planejamento do quartinho do bebê.

O quartinho do bebê acaba se transformando em uma atração à parte, afinal, todos os convidados irão visitar o espaço para conferir a decoração e o bom gosto da família.

Pais, mães e responsáveis de primeira viagem podem ter algumas dúvidas, afinal, essa escolha é muito importante e, quando os móveis são de qualidade, acompanharão a criança por um bom tempo.

Mas, como fazer um projeto de móveis planejados para um quarto infantil? Confira algumas orientações:

Quarto de bebê

O berço, a cômoda, um guarda-roupa e uma poltrona para amamentação são, normalmente, os móveis mais utilizados neste espaço. Com um projeto de móveis planejados, esses móveis se “casam” entre si e conferem um ar de sofisticação.

Para que o projeto de móveis planejados para o quarto do bebê seja funcional, confortável e eficiente, é importante seguir algumas orientações:

  • Os móveis devem ser seguros: é no quartinho onde o bebê passará grande parte do tempo, onde ele tomará banho, será trocado e amamentado. É fundamental que os móveis sejam seguros o suficiente para evitar acidentes e quedas.

    Com o passar do tempo, as crianças crescem, se tornam mais curiosas e ativas e querem “escalar” todas as superfícies. Por isso, investir em móveis que não apresentem riscos de queda, quinas e cantos pontudos é muito importante na prevenção de acidentes.

  • O projeto deve aproveitar o espaço disponível com consciência: usar o espaço disponível de maneira inteligente é fundamental para aproveitar o quarto, no entanto, encher o cômodo de móveis não é uma boa solução.

    É preciso que o quarto tenha um “espaço de manobra” caso você entre com um carrinho de bebê, por exemplo. Muitos móveis podem fazer o espaço parecer lotado e pouco reconfortante.

Um projeto de móveis planejados para o quarto de bebê deve ser resistente, afinal, ele poderá ser utilizado com um quarto de criança, algo que explicaremos no próximo tópico.

Quarto de criança

Não há dois ambientes planejados iguais – assim como cada criança é única. Fazer um projeto de móveis planejados para o quarto infantil é uma oportunidade de fazer desse espaço um ponto de valorização também do imóvel da família.

É na infância que as crianças começam a ir para a escola, por isso, é interessante que elas tenham um espaço próprio para estudar, como uma escrivaninha. A cômoda pode adotar essa função, quando bem planejada.

Quando o bebê se torna uma criança, é hora de empregar a personalidade dela no quarto, seja nas cores ou na decoração. A melhor parte de contar um projeto de móveis planejados de qualidade é que eles duram por muito tempo e podem ser reutilizados, por isso:

  • O projeto deve ser atemporal: o projeto de móveis planejados para o quarto infantil deve ser atemporal, ou seja: deve ser projetado com o intuito de ser utilizado por muitos anos.

O quarto das crianças deve ser prático e funcional no dia a dia da família. A melhor forma de garantir que o ambiente atenda às necessidades das crianças pequenas e de seus pais é planejar o espaço. Os projetos sob medida também levam em conta os brinquedos que precisam ser guardados e quantas crianças vão ocupar o espaço, evitando que itens caiam.

Quarto de adolescente

Nessa fase da vida, cheia de desafios e descobertas, é importante que o adolescente sinta que pode fazer do seu quarto um abrigo para descansar, estudar e refletir. É também uma época de receber os amigos em casa.

Será que o projeto de móveis planejados lá na primeira infância ainda pode acomodar o jovem? Sim, desde que o projeto conte com:

  • Móveis confortáveis e adaptáveis: se desde o princípio o projeto contemplar móveis que sejam adaptáveis às necessidades de uma pessoa em crescimento, então eles servirão para essa fase. Talvez, seja necessário adicionar mais módulos ao guarda-roupas.

    A escrivaninha para estudos também poderá ser reutilizada caso seja projetada com material de qualidade, procedência e garantia, como os da Newlar.

Quarto para irmãos

Um cômodo planejado é um aliado na decoração de um espaço compartilhado, pois ajuda a criar separação sem afetar o ambiente. Se as crianças forem de idades diferentes, devem ser demarcadas áreas para cada indivíduo para que possam realizar atividades particulares sem serem perturbadas.

Uma variação de beliche é uma opção interessante para um quarto compartilhado, assim como uma mesa estendida e duas cadeiras. Mas não se esqueça de planejar um espaço comum para que os pequenos também possam brincar juntos.

  • Os móveis devem ter personalidade: o quarto de uma criança deve ser um espaço onde ela se sinta confortável e permita que sua criatividade flua. É por isso que é importante que as crianças pequenas não associem apenas o quarto com os deveres de casa e os momentos de dormir.

Móveis bem planejados podem ajudar a criar um espaço divertido que incentiva a brincadeira e a exploração. Por exemplo, uma mesa para atividades de pintura para cada criança, pode ajudar no desenvolvimento dela.

Os móveis planejados feitos pela Newlar oferecem uma qualidade superior, garantia de dez anos e um acabamento de ponta nos puxadores, maçanetas, portas e dobradiças. Tudo o que você precisa para ter ainda mais tranquilidade com o novo bebê.

Quer investir em um projeto de móveis planejados para o quarto do neném? Entre em contato com a gente, tiramos os seus planos do papel com fidelidade, cumprimento de prazos e muita qualidade!

Solicite seu orçamento.