7 ideias de móveis planejados para uma cozinha pequena

Confira algumas dicas

A ascensão de apartamentos residenciais e comerciais com cozinhas minúsculas, em versão cápsula ou até mesmo inexistentes tem se tornado cada vez mais comum.

Essa tendência mundial leva em consideração que as pessoas passavam a maior parte do tempo fora de casa, logo, faziam as refeições em outros locais e cozinhavam muito pouco.

A cozinha pequena está entre os principais desafios de qualquer empresa de móveis planejados. Nunca é fácil saber como organizar os diversos itens que compõem uma cozinha. É preciso saber onde vai geladeira, fogão, armários, e ainda encontrar espaço para mesa e cadeiras de uma forma harmoniosa.

Em apartamentos pequenos, esse desafio é ainda maior. Se este é o seu caso, e você ainda não sabe o que fazer para aproveitar melhor o espaço disponível na sua cozinha, preparamos este post com 7 ideias de móveis planejados para uma cozinha pequena.

Você verá 7 dicas essenciais para saber o que valorizar no momento de elaborar um projeto de móveis planejados para a sua pequena cozinha. Vamos lá!

Explore a iluminação artificial e natural

A primeira dica do que fazer na sua cozinha planejada é ter um projeto que explore uma iluminação natural para o ambiente. A luz, quando bem empregada, faz o espaço parecer maior e é fundamental para o preparo de alimentos e a limpeza daquele local.

A maior vantagem de uma cozinha planejada está em conseguir organizar os elementos de modo a aproveitar tudo o que é natural naquele espaço. Portanto, um projeto que explora a fusão entre a iluminação artificial e natural é a escolha ideal.

Cores claras de móveis também fazem o espaço parecer maior e podem ser mescladas com cores mais escuras.

Se a sua cozinha não recebe muita iluminação, será necessário pensar como utilizar a iluminação artificial da forma mais agradável possível. A iluminação deve ser a primeira preocupação de qualquer projeto. Por isso, é importante procurar profissionais com experiência em projetos desse tipo.

Invista em armários com divisórias específicas

Para aproveitar melhor o espaço disponível na pia e nos arredores, uma boa ideia é a utilização de armários com divisórias específicas para os itens que serão guardados.

É possível fazer armários com divisórias já determinadas para guardar louça, itens de limpeza, e assim por diante. Ter divisórias específicas permite que você consiga pensar com antecedência as necessidades da sua cozinha.

Gavetas grandes e armários que vão do chão ao teto e utilizam o espaço acima da geladeira, por exemplo, aproveitam ao máximo o espaço e você terá nichos para guardar seus eletrodomésticos e utensílios.

Utilize um balcão de madeira

Um balcão de madeira é um item de grande charme para sua cozinha e aproveitará bem o espaço para que você consiga utilizá-lo como mesa para sua família. O balcão é multiuso e serve tanto para preparar as refeições quanto para servi-las.

Lembre-se: nem sempre o problema é o espaço, mas a falta de conhecimento em saber aproveitá-lo. Um profissional analisa o espaço disponível e propõe as melhores soluções de acordo com a necessidade de cada cliente.

Aposte em tons neutros na pintura

Outra dica importante para considerar ao planejar os móveis sob medida da sua cozinha pequena: utilize tons neutros na pintura das paredes.

Você pode até buscar um contraste entre cores neutras e quentes. Porém, lembre-se de considerar a iluminação do ambiente. As cores neutras fazem o ambiente parecer maior, conforme falamos em tópicos anteriores, e trazem mais possibilidades de combinações.

Use prateleiras para aproveitar as paredes

Não tenha medo de ocupar os espaços disponíveis nas paredes. Prateleiras planejadas podem ser uma boa opção ideal para que você consiga aproveitar ainda mais as paredes.

As prateleiras podem trazer um maior charme e organização ao ambiente. Jamais subestime a função delas. Os modelos mais modernos possuem iluminação embutida que ajudam muito no dia a dia e são um charme.

Aproveite também os espaços mais altos

Com móveis planejados é possível até mesmo aproveitar o espaço disponível até o teto ou nas partes mais altas das paredes. Há suportes e armários planejados desenhados para que você possa utilizar o espaço para guardar vinhos, taças, canecas, e outros itens.

Neste caso, nossa sugestão é que nos espaços mais altos e consequentemente mais inacessíveis fiquem apenas os utensílios que você usa com menos frequência. Outra ideia é aproveitá-lo para exibir objetos de decoração, coleção de taças ou de xícaras, por exemplo.

Utilize espaços para micro-ondas e fornos elétricos

Em um projeto planejado, também é possível utilizar armários com espaço reservado para guardar itens como micro-ondas, lava louças e fornos elétricos.

Armários assim permitem que você consiga aproveitar ainda mais o espaço disponível na cozinha, além de alocar um espaço determinado para aquele fim.

Esperamos que este post ajude você a ter ideias para o seu projeto de móveis sob medida para cozinhas pequenas.

Como dissemos anteriormente: quando se trata de planejados, a grande vantagem é conseguir planejar toda a disposição e aproveitamento do espaço disponível no seu ambiente. E, quanto maior organização, mais beleza, mais sofisticação e funcionalidade, sua casa terá.

Gostou deste texto e gostaria de fazer um projeto para sua cozinha planejada?

Nós da Newlar Móveis podemos te ajudar!